Quem somos

A Mercador Editorial nasce do êxito da Caravana Grupo Editorial, no Brasil, e da Caburé Libros, na Argentina, ambas referências nos seus países. Atravessar o Atlântico e chegar a Portugal com a nossa bagagem significa oferecer aos escritores a oportunidade de publicar as suas obras de forma transparente, a partir de contratos de cessão de direitos autorais, ou seja, com o custo a cargo da editora, com qualidade e com uma distribuição eficaz e rápida, pois nosso principal objetivo é aproximar escritores e leitores. Por isso o nosso nome: Mercador, enaltecendo a vocação que temos para correr o mundo e trocar experiências através dos livros.

Leonardo Chagas

Leonardo Chagas é licenciado em Administração, tem 35 anos, é diretor-geral da Caravana Grupo Editorial no Brasil e sócio da Caburé Livros em Buenos Aires. Tem mais de 10 anos de experiência na gestão e liderança de equipas, e há 3 anos ingressou no mercado editorial. Na Caburé Livros, o seu trabalho é essencial no que diz respeito à gestão da nossa equipa e à produção gráfica.

Leonardo Costaneto

Leonardo Costaneto tem 36 anos e vive em Belo Horizonte, Minas Gerais. Licenciado em Letras (UEMG) e mestre em Educação (UFMG), lecionou durante quase 15 anos, até se dedicar por completo ao trabalho como editor-chefe da Caravana Grupo Editorial. É sócio da Caburé Livros, uma das principais livrarias de Buenos Aires. Publicou os volumes de contos Aparecida Rainha (2020), Angie (2021) e Nega da Angola (2022), além dos romances Um blues para Juliette (2023) e Paris, a cidade (2024).

Cobramor

Autor, tradutor, editor e amotinador cultural. Vencedor do concurso Lisboa à Letra em 2004 e 2006 menção honrosa no concurso Textos de Amor da Casa da Imprensa. Traduziu Kate Tempest, Patti Smith, Gary Snyder, Guy Debord e Raul Vaneigem, entre outros. Editou os primeiros dez anos da obra de Patti Smith, o primeiro livro integral de poesia de Gary Snyder e Poesia de Resistência Palestiniana, com sua curadoria e tradução colaborativa. Publicou O Fim da noite (2016), Sol Invicto (2022), o livro infantil O Atlas do Coração (2023) e Sutra do Deserto em 2023. Já colaborou com várias publicações, desde o jornal Público até ao Bandcamp, passando pela revista DIF, Palavrar, Mapa, Umbigo, Gerador, A Batalha, o jornal MAPA, Vice, entre outras. Conta com participações em diversos eventos literários, como a Feira do Livro de Lisboa, o Festival Conexões Atlânticas ou o Encontro de Poesia Peninsular. É programador cultural na associação cultural CAL e na associação de activismo cultural ERMO, e desenvolve projectos de spoken word e música improvisada sob vários nomes diferentes. Licenciado em sociologia, trabalha também como copywriter publicitário criativo desde 2005.